Situação Epidemiológica da Sífilis
Cancer de Prostata e Mama 2018
DOENÇAS CRÔNICAS: Câncer de Mama e Colo do Útero, Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Recife 2016 e 2017
Perfil de doenças crônicas e câncer de mama e colo de útero
Perfil DANT 2006-2017 AGOSTO 2018
PARA VIAJANTES – UNIDADES DE REFERÊNCIA EM FEBRE AMARELA NO RECIFE
Morbimortalidade por Diabetes Mellitus, Recife 2007 a 2016
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada em 2015 pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros – o que corresponde a 6,2% da população adulta. No município do Recife, estima-se uma prevalência média de 6,5% para a população acima de 18 anos, de acordo com dados do MS. O sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL) faz parte das ações do Ministério da Saúde para estruturar a vigilância de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no país. Entre essas doenças incluem-se diabetes, obesidade, câncer, doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares como hipertensão arterial, que têm grande impacto na qualidade de vida da população. Por meio do VIGITEL é possível conhecer a situação de saúde da população, contribuindo para o planejamento de ações e programas que reduzam a ocorrência e a gravidade destas doenças, melhorando assim a saúde da população.
População do Recife, 2010 a 2017
O conhecimento da população é de grande importância para a construção de indicadores epidemiológicos e para o planejamento e execução de ações de saúde. A Unidade de Vigilância Epidemiologia, realizou estimativas populacionais a partir dos Censos demográficos disponibilizados pelo IBGE, englobando as principais variáveis utilizadas para elaboração de indicadores de saúde.
População – 2010 a 2017. Uvepi
Câncer de Mama no Recife, 2006 a 2016
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Possui maior incidência e representa a primeira causa de morte por câncer em todo o mundo. Este documento, apresentará a situação epidemiológica do câncer de mama na cidade do Recife, com dados de incidência, internações hospitalares e mortalidade.